Seguro de transporte de cargas

Quando é necessário o seguro de transporte de carga?

Quando se deseja transportar um objeto ou coisa de um lugar para outro, sempre surge a preocupação de que isso seja feito com segurança e tranquilidade. O seguro de transporte de carga surge nesse cenário como forma de minimizar os riscos do transporte e dar ao contratante a possibilidade de ser indenizado no caso de algo dar errado. Quando o dono do objeto deseja sentir-se mais seguro, ele contrata um seguro de transporte, para que, caso seja necessário, venha a ser indenizado no futuro por eventuais danos à carga. Já a transportadora que faz o serviço tende a contratar o seguro de responsabilidade civil, pois, ao assumir perante o contratante a incumbência de transportar a coisa, a empresa assume os riscos pelo transporte, podendo ser interpelada por isso judicialmente.

seguro de carga
seguro para cargas

Quem é o contratante em um contrato de seguro de carga?

A legislação brasileira prevê no Decreto 61.867/67 que a responsabilidade pela contratação do seguro de carga é concorrente entre o dono da coisa e a empresa. A carga é parte integrante do patrimônio pessoal do proprietário, por isso ele tem interesse em proteger-se de eventuais prejuízos, o que faz firmando um contrato de seguro de carga. Já a empresa transportadora tem uma preocupação maior, uma vez que, apesar de não ser proprietária da coisa, juridicamente ela pode ser responsabilizada pelo seu extravio ou danificação. Por isso a empresa contrata um seguro de responsabilidade civil e, assim, tende a estar resguardada quanto ao pagamento de eventuais indenizações.

seguradora de cargas
seguradora de transportadoras

O seguro de carga é um serviço realmente importante?

Para quem tem interesse em não correr riscos exagerados, a contratação do seguro parece assumir grande importância. Suponhamos que uma carga avaliada em dez mil reais venha a ser extraviada ou a danificada. Sem um seguro fica difícil para o proprietário ser indenizado. Por isso, considerando a atual situação de nossas vias terrestres e a segurança pública, ambas sucateadas, o seguro de carga é certamente relevante.

seguro de transportes
seguro para transporte rodoviário
Como utilizar o serviço de gerenciamento de riscos?

As empresas seguradoras disponibilizam o serviço, mas não de forma gratuita. Para utilizá-lo basta pedir que ele seja incluído na sua apólice. Basicamente o gerenciamento de riscos consiste em um sistema de rastreamento e acompanhamento em tempo real, que permite às empresas verificarem o caminho percorrido pelo veículo que transporta a carga. Assim, eventuais desvios de rota ou paradas inesperadas podem ser rapidamente constatados.

apólice de transporte rct
apólice de rct-rc
O serviço de seguro de cargas pode ser contratado por qual valor?

Uma empresa que atua no ramo de seguros vai oferecer ao cliente uma grande gama de possibilidades. Isso porque o valor final do seguro considerará informações relevantes como o valor da carga a ser transportada, a indenização que o contratante pretende receber a titulo de indenização, bem como os valores que o contratante está disposto a pagar. Além disso são levados em consideração os riscos de roubo, furto e sinistros que existem nas áreas de transporte, dados conseguidos normalmente por meio de estatísticas de órgãos oficiais.

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s